Home Hot News Alerta: Instaladores do Windows 11 estão a infetar computadores!

Alerta: Instaladores do Windows 11 estão a infetar computadores!

2
0
Alerta: Instaladores do Windows 11 estão a infetar computadores!

Esta questão está a tornar-se num problema sério. Várias pessoas têm tentado descarregar as imagens ISO do Windows 11 e inclusivamente muitos instaladores a partir dos mais variados locais. Ora o problema é que estes métodos alternativos de deitar a mão ao novo sistema operativo da Microsoft chegam com uma fatura pesada: vírus! De facto, o problema tornou-se tão sério que já levou a empresa de segurança Kaspersky a lançar um alerta.

Os nomes estão sempre a mudar mas um dos ficheiros que está a ser muito descarregado é o 86307_windows 11 build 21996.1 x64 + activator.exe. Se olharmos apenas para o nome do ficheiro achamos que inclui o Windows 11 build 21996.1 e parece que chega com algo que vai ativar automaticamente o sistema operativo. Ou seja, razões que nos podem levar a descarregar logo sem pensar. Quanto à dimensão do ficheiro são 1.75GB. Ora o que parece começou como um sistema de instalação normal, rapidamente se transforma noutra coisa. É que a certa altura somos informados que é necessário um gestor de downloads para descarregarmos tudo. O problema é que se formos nesta conversa vamos ficar com o nosso PC transformado num ninho de ratos.

Este é apenas um dos exemplos porque há muitos outros.

De facto quando há formas legais e seguras de chegar ao Windows 11 não vale a pena seguir este caminho. É verdade que por vezes pode não ser muito fácil instalar o Windows devido aos novos requisitos pedidos. Mas tudo se resolve.

Vamos então rever os passos para instalar sem problemas o Windows 11

No menu de pesquisa comece a escrever Windows Insider como revela a imagem abaixo. Depois em Definições do Programa Windows Insider clique em Abril.

instaladores Windows 11

A seguir na janela que surgir carregue em introdução

instaladores Windows 11

Depois carregue na opção ligar a uma conta. Entretanto, a seguir deverá escolher qual a conta que pretende associar.

instaladores Windows 11

Entretanto deve ser a conta que utilizou para aderir ao programa Windows Insider. Assim pode ver mais abaixo como o pode fazer. Quando lhe for pedido para escolher um canal escolha o Canal Dev. Estão dados todos os passos para aceder mais rápido às últimas novidades e poder instalar o Windows 11.

instaladores Windows 11

A seguir terá de reiniciar o computador. Depois visite a página do Windows Update e verifique a existência de atualizações. Aí o Windows 11 vai aparecer e é só descarregar o update e instalar.

Se por algum motivo não conseguiu subscrever o Canal DEV por não ter todos os requisitos não se preocupe.

instaladores Windows 11

Ou seja, devido a isto não temos hipótese de subcrever o canal Dev e como tal não vamos conseguir receber as builds que tanto queremos. Felizmente há um truque que envolve apenas uma alteração no registo para podermos ter acesso à instalação do Windows 11 beta. E não se preocupe porque tudo vai correr bem e vai funcionar sem problemas. Vamos então explicar-lhe com o fazer.

Na barra de pesquisa comece por escrever Windows Insider. Depois clique em definições do Windows Insider como refere o site Windows Latest.

instaladores Windows 11

Depois de abrir as definições e caso ainda não o tenha feito faça login com a sua conta Microsoft. A seguir escolha o canal de pré-visualização de lançamento como mostra a imagem abaixo. Depois quando lhe for pedido reinicie o computador.

instaladores Windows 11

Depois de reiniciar verifique se a opção Dev já surge nas opções do Windows Insider. Se por algum motivo não surgir então vamos fazer um truque no registo que vai resolver tudo.

Na barra de pesquisa do Windows comece por escrever regedit. Depois abra o editor de registo do Windows.

instaladores Windows 11

Agora no editor de registo navegue até HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftWindowsSelfHostUISelection.

instaladores Windows 11

Clique duas vezes na chave UIBranch do lado direito da janela. Aí altere o valor ReleasePreview para Dev. Certifique-se que o valor em ContentType é Mainline e que a Chave UIRing diz External.

instaladores Windows 11

Agora vamos ter de navegar para outra chave. Mais especificamente para HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftWindowsSelfHostApplicability. 

Atenção que para navegar par outra chave basta copiarem o endereço que coloquei aqui na barra de cima do Regedit.

instaladores Windows 11

Entretanto agora nesta nova chave mude a chave BranchName para Dev. Certifique-se igualmente que o ContentType é Mainline e que o Ring é External. Feche o editor de registo e reinicie o computador.

instaladores Windows 11

Abra agora o programa Windows Insider e verifique se as definições estão corretas, ou seja, se Dev está selecionado.

instaladores Windows 11

E pronto deste modo deve ser possível instalar o Windows 11.

%