Home Smartphone (Análise) Oppo Reno 6 Pro: Uma aposta muito curiosa!

(Análise) Oppo Reno 6 Pro: Uma aposta muito curiosa!

0
0

O Oppo Reno 6 Pro é o novo smartphone topo de gama da gigante Chinesa para a segunda metade de 2021. É um aparelho que chega às prateleiras para conquistar a época festiva, apostando numa filosofia de design muito interessante, porque sejamos sinceros, visualmente, pouco mudou. Mas sendo novamente sincero… Era mesmo preciso mudar? Em equipa que ganha não se mexe não é verdade?

No entanto, apesar do facto do Reno 6 Pro ser apenas uma atualização iterativa em vez de revolucionária, a verdade é que o aparelho sente-se mais premium nas nossas mãos. O que levanta a tradicional questão… Afinal, o que mudou? Vale a pena? Vamos descobrir!

(Análise) Oppo Reno 6 Pro: Uma aposta muito curiosa!

Reno 6 Pro

Quick-Review

O Reno 6 Pro é um telemóvel bonito, que se sente como algo de muito premium nas nossas mãos. A sua performance é quase sempre muito boa, especialmente no departamento das câmeras (graças ao sensor de 50MP Sony IMX766), tanto na captura de fotografias como também no vídeo. É também um telemóvel que impressiona forte e feio em ambientes com baixa iluminação, sempre com uma grande ajuda do IA.

Mas verdade seja dita, o Reno 4 Pro que tivemos a oportunidade de testar no ano passado, já fazia tudo isto com uma perna às costas.

Assim, o Oppo Reno 6 Pro é uma máquina muito interessante, sendo obviamente muito focada na experiência multimédia. Contudo, é realmente preciso ir aos detalhes para perceber o que mudou relativamente ao modelo do ano passado.

Especialmente quando olhamos para o preço do aparelho, que na minha mais honesta opinião, me parece desajustado considerando alguns rivais já no mercado.

Vamos por partes.

Design

Reno 6 Pro

É inegável que o Reno 6 Pro é um telemóvel muito bonito, e super confortável na mão. A Oppo sabe fazer um telemóvel, isso é cada vez mais óbvio, especialmente quando olhamos para os acabamentos do aparelho, como é o “Reno Glow” na traseira. (É uma textura microscópica capaz de melhorar a pega do aparelho! Ou seja, além de bonita, também traz alguma funcionalidade para cima da mesa.)

Dito isto, como disse em cima, além de bonito, é um aparelho muito confortável graças aos seus 188g de peso e 7.99mm de espessura. Os botões também estão todos no sítio certo, o que é sempre um ponto positivo para quem tem mãos mais pequenas.

Entretanto, em termos de extras, temos um módulo de câmeras um pouco saído, o que é normal nos dias que correm, temos uma porta USB-C, entrada para os cartões sim (Dual), e pouco mais.

Simples, mas bonito.

Ecrã

Reno 6 Pro

Aqui temos um ecrã AMOLED curvo de qualidade invejável (20:9, 6.5”, 1080 x 2400), bem como um sensor de impressão digital, bem posicionado, montado debaixo deste mesmo painel.

O ecrã é capaz de chegar aos 90Hz com uma resposta ao toque de 180Hz, o que me desilude um pouco, visto que na segunda metade de 2021, era esperado que um “topo de gama” já fosse capaz de chegar aos 120Hz sem grandes dificuldades. Especialmente depois do Find X3 Pro, lançado no início do ano, que para mim, continua a ser o melhor smartphone Android que o dinheiro pode comprar em 2021, ao oferecer uma fluidez simplesmente invejável.

Ainda assim, é um ecrã que parece ter sido criado para o consumo multimédia, não tivéssemos aqui certificação HDR10+, e possibilidade de chegar aos 1100 nits de brilho.

Aliás, a Oppo até oferece um modo de visualização com a grande missão de transformar o conteúdo SDR em HDR, denominado de “O1 Ultra Vision Engine”, uma funcionalidade interessante, que na maioria das vezes, até funciona bem.

Câmera

Reno 6 Pro

É aqui que a Oppo aposta forte e feio no Reno 6 Pro com o seu módulo composto por 4 câmeras, apoiado por IA, e liderado pelo sensor de 50MP Sony IMX766. (50MP + 16MP ultra-wide + 13MP telefoto + 2MP Macro)

Muito resumidamente, temos aqui um telemóvel capaz de transformar o maior nabo do mundo num génio da fotografia. Apenas precisa de apontar e tirar a foto que quer. O sensor principal da Sony raramente falha na sua missão de lhe oferecer excelentes capturas de imagem, mesmo nos ambientes mais complicados.

Entretanto, as lentes de apoio não são tão boas quanto o sensor IMX da Sony, especialmente quando comparamos a captura de cores entre lentes, mas ainda assim, são competentes na sua missão.

Em suma, o Oppo Reno 6 Pro impressiona na performance ‘low-light’, tanto nas fotos como no vídeo. Afinal, no campo da captura de vídeo, temos aqui uma máquina capaz de gravar vídeos 4K a 60FPS sem qualquer problema, com estabilização à mistura, com a possibilidade de aproveitar o modo “Ultra Stable”, que apesar de limitar a gravação a 1080p 60FPS, irá garantir que nada treme durante a captura.

Entretanto, a câmera frontal não impressiona, mas também não desilude. Tem é de lidar com os habituais algoritmos de beleza, que por vezes são interessantes, mas por outras, são demasiado agressivos.

Reno 6 Pro

Reno 6 Pro Reno 6 Pro Reno 6 Pro

Reno 6 ProReno 6 Pro Reno 6 Pro Reno 6 Pro Performance

No campo da performance, encontramos um SoC Qualcomm Snapdragon 870 5G, que sejamos completamente honestos, é um Snapdragon 865 com esteroides em cima. Sendo aqui que a confusão começa… É que este smartphone merecia um Snapdragon 888, especialmente ao preço pedido.

É verdade que nunca temos problemas de performance, o SD870 é um excelente processador que até já tive a oportunidade de testar no POCO F3. Mas parece que havia espaço para mais.

Em termos de RAM, temos 12GB de RAM com suporte à funcionalidade de expansão de memória da Oppo, sendo assim possível adicionar até um máximo de mais 7GB de memória RAM ao aparelho, o que contra as minhas expetativas, até fez alguma diferença no campo do multitasking! Pode deixar tudo aberto que o Reno 6 Pro aguenta! No campo do armazenamento, temos 256GB UFS 3.1,

Entretanto, no lado da bateria, temos uma célula de 4500mAh, com suporte a carregamento SuperVOOC 2.0 de 65W, o que trocado por miúdos significa um carregamento dos 0 aos 100% em apenas 29 minutos! No entanto, noutra desilusão para mim, o carregamento sem fios ficou na gaveta.

A autonomia é boa, garantindo 1 dia de uso intensivo, ou 1 dia e meio de “uso normal”.

Conclusão

O Oppo Reno 6 Pro é um bom telemóvel, que infelizmente me desilude em alguns campos, devido ao seu preço exageradamente alto. Afinal, estamos a falar de um smartphone ‘topo de gama’ a ~820€, sem o SoC topo de gama do mundo Android, sem suporte aos cada vez mais imprescindíveis 120Hz, e claro, sem carregamento sem fios.

É um aparelho que deverá estar no seu radar se gosta de um aparelho bonito, fino e leve. Se gosta de carregamento rápido. E claro, se dá muito peso à performance das câmeras traseiras.

Mas volto a dizer, está caro!

%