Home Hot News Gmail no Android está a ganhar muitas novidades e alguma tinta!

Gmail no Android está a ganhar muitas novidades e alguma tinta!

1
0
Gmail no Android está a ganhar muitas novidades e alguma tinta!

O lançamento do Android 12 está cada vez mais perto e como tal há uma aposta cada vez maior no design Material You. É sem dúvida uma abordagem muito interessante e que vai chegar não só ao sistema operativo mas também a todas as aplicações. Agora foi a vez do Gmail no Android receber alguma atenção e até os separadores de atualizações e promoções estão agora mais atrativos.

Por exemplo, se abrirmos a app Gmail no Android vamos ver cores melhoradas que estão ainda mais atrativas do que antes. Entretanto enquanto os tons em geral se mantiveram iguais, verde para promoções e azul para as mensagens de redes sociais, tudo está mais vibrante. Mas é o separador de atualizações que recebeu mais atenção. Assim passou de um tom amarelo para um laranja. Na prática o design está mais perto daquele que está disponível na versão web. Talvez seja exatamente isto que a Google quer como refere o site AndroidPolice.

Gmail no Android

É verdade que isto não é a maior novidade do mundo, mas é sempre um ajuste. Entretanto há mais novidades a caminho do Gmail.

Por vezes problemas complicados requerem… soluções simples. Na maioria dos casos não é fácil lidar com problemas de esquemas na Internet e tentativas de engano ou extorsão. No entanto, isto não quer dizer que seja impossível criar algo que os possa combater. Ora no ano passado a Google anunciou o suporte para o BIMI. Um standard que verifica as organizações e carrega metadados adicionais para melhorar a segurança. Agora chegou a hora de vermos a aplicação prática de tudo isto. De facto, é por este motivo que o Gmail recebeu uma novidade que vai ajudar a acabar com as fraudes!

Mas afinal como é que o Gmail vai fazer isto? Com um sistema super-avançado que segue os emails? Com um mecanismo baseado em inteligência artificial? Não! Com logotipos!

Gmail no Android

O BIMI significa Brand Indicators for Message Identification, ou em Português, indicadores de marca para identificação de mensagens e resulta da cooperação entre várias empresas onde se incluem a Google a o Mailchimp. O objetivo é identificar-se quem envia as mensagens e garantir segurança.

Parece uma forma simples de resolver o problema, mas é bastante eficaz! 

Todos os emails que forem enviados a partir de entidades confiáveis têm o logotipo da empresa na imagem do avatar. Historicamente aparecia apenas a primeira letra do nome de quem está a enviar. E isto não dá para forjar.

Gmail no Android

Claro que isto obriga a uma implementação do lado da empresa para que o sistema permita este envio seguro. Seja como for vale a pena para mostrar a quem recebe o email que pode abrir sem problemas.

mm

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

%